DERMATOLOGIA VETERINÁRIA
A Dermatologia Veterinária é uma das áreas da Medicina Veterinária de grande importância dentro da clínica, se não, a que ocupa a maior % dos atendimentos diários.
Na CliniPeteste serviço está disponível através da Dra. Maricy Alexandrino que atende dermatologia de cães e gatos desde 2004 e está em constante atualização nesta especialidade clínica, buscando sempre o que há de mais atual em exames e tratamentos para as condições dermatológicas dos pets.
Saiba um pouco mais sobre essa especialidade e quais seus diferenciais:
O que é Dermatologia?
É a área da medicina que especializada na pele e seus anexos (pêlos e unhas), na medicina veterinária abrange também as doenças dos ouvidos (otites).
Qual importância da dermatologia veterinária para seu cão ou gato?
A pele é o maior órgão do organismo e trabalha junto com vários outros órgãos. A pele, os pelos e o tecido subcutâneo em um filhote recém-nascido representam 24% de seu peso corporal, sendo que alterações dermatológicas podem refletir doenças sistêmicas, zoonoses, doenças bacterianas, fúngicas e até virais.
Uma condição dermatológica, como por exemplo quedas localizadas de pelo, pelagem opaca e quebradiça, alterações de coloração da pele e pelagem, alterações em unhas podem refletir problemas sistêmicos como: hipotireoidismo, hipeadrenocorticismo (doenças hormonais sistêmicas), leishmaniose, alergias alimentares e doenças gravissívas como linfoma cutâneo etc. É importante ressaltar que algumas doenças de pele de cães e gatos, são consideradas zoonoses (transmissíveis aos seres humanos), e portanto de importância na saúde pública, entre elas: dermatofitose (fungo superficial), escabiose (sarna), esporotricose (fungo profundo).
O que há de diferente numa consulta dermatológica e uma consulta de rotina?
Uma das parte mais importante da avaliação dermatológica, é conhecer o paciente e tudo que envolve sua rotina e o que ele vem apresentando atualmente ou ao longo de meses, anos. Essa coleta de dados é chamada de anamnese, e é a parte mais demorada de uma consulta dermatológica que pode chegar a 60-90 minutos no total. Toda a história do pacientes, envolvendo ou não a pele, é de extrema importância pois alguns quadros sistêmicos, como vômito e diarreia por exemplo, podem estar correlacionados aos quadros cutâneos como nos pacientes que apresentam alergia alimentar. E considerando que alguns pacientes podem chegar pra consulta com problemas crônicos com duração de meses a anos, o veterinário terá bastante informação pra coletar. Além disso, como dito, a pele é o maior órgão do organismo e o paciente deverá ser examinado de forma minuciosa, literalmente da ponta do nariz a ponta da cauda.
Existem exames específicos para problemas de pele e pêlos?
Sim. Existem exames dermatológicos, que são feitos de acordo com a suspeita clínica, por exemplo:
- Raspado de pele: para identificar sarnas e um tipo de fungo
- Parasitológico de cerúmen: para identificar ácaro causador de sarna de ouvido
- Citologia de pele e cerumem: na identificação de bactérias, um tipo de fungo e tipo celular presente. Também pode ser utilizado em massas e nódulos cutâneos, através de citologia aspirativa.
- Cultura fúngica e bacteriana: para identificar qual tipo exato de fungo ou bactéria está causando a doença
- Biópsia e histopatológico: em casos específicos, onde se faz necessário uma análise mais profunda da pele acometida.
E como é feito o tratamento de problemas dermatológicos em cães e gatos?
Após o Médico Veterinário coletar os dados, examinar o paciente e se necessário realizar exames específicos para chegar a um diagnóstico, terapias específicas são prescritas de acordo com a doença apresentada. Para doenças sistêmicas ou generalizadas, o animal pode precisar de medicações injetáveis ou via oral, por curtos ou longos períodos.
Na maioria das vezes, tratamentos com produtos tópicos (xampú, gel, loção, pomada, creme) também serão prescritos. Visto atualmente poder encontrar no mercado as mais diversas apresentações de produtos dermatológicos para cães e gatos, é possível adequar a terapia de acordo com cada paciente, e suas necessidades. A duração do tratamento depende muito da doença apresentada, já que algumas não apresentam cura, o controle deverá ser pro resto da vida com terapia de manutenção.
A pele é o maior órgão do corpo e por isso precisa de cuidados proporcionais ao seu tamanho! Portando é de extrema importância a consulta com um profissional capacitado a identificar lesões dermatológicas, para que exames específicos possam ser indicados e com isso obter um diagnóstico definitivo e a possibilidade de definir um protocolo adequado de tratamento.
Leia mais sobre condições relacionadas a dermatologia de cães e gatos, clicando nos links abaixo:
- 6 DÚVIDAS DERMATOLÓGICAS MAIS COMUNS
- BANHO: O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE
- CONHEÇA A PELE DO SEU ANIMAL
- DERMATITE ALÉRGICA A PICADA DE PULGA
- DOENÇAS DERMATOLÓGICAS COMUNS NOS BULLDOGS
- DOENÇA NO OUVIDO? LEVE AO DERMATO
- PIODERMITE BACTERIANA CANINA
- POR QUE ENCAMINHAR AO DERMATOLOGISTA?
- OTITES
Fotos de casos clínicos atendidos na CliniPet
Infecção fúngica Lùpus Mucocutâneo
Pênfigo Folicáceo Leishmaniose
Dermatite de contato alérgica Abscesso e fistula de saco de glândula adnal
Alopecia por tração (elástico) Infecção fúngica generalizada (Dermatofitose - antes e depois)
Avenida Carlos Gomes, nª 243
Zona 05, Maringá-Pr
Cep: 87015-200
Telefone: (44) 3225-7209
Atendimento exclusivamente com hora marcada.
* Para seu maior conforto damos prioridade ao atendimento com hora marcada, priorizando o seu tempo, e diminuindo o stress de seu animal pelo pouco tempo em sala de espera (exceto emergências)