Voltar
Valor de uma consulta veterinária

17/05/2016

O Valor de uma Consulta Veterinária

Apesar do título, este informativo não visa falar sobre valores monetários, mas sim sobre o valor  real e a importância de uma consulta veterinária, para você e seu animal de estimação. O médico veterinário, é o profissional apto a lidar com todas as áreas relativas a saúde e bem estar de um animal de estimação, e de algumas áreas da saúde humana, como  por exemplo as zoonoses (doenças transmitidas do animal ao ser humano).

Ao "contratar" (contrato verbal, a partir do momento que se inicia uma consulta) os serviços de um veterinário de pequenos animais, você tem a oportunidade de elucidar diversas dúvidas relacionadas a saúde, bem estar, comportamento e nutrição relacionados a seu animal de estimação, bem como dúvidas relacionadas às doenças que seu animal pode lhe transmitir e como evitá-las, como lidar com um cão/gato, como preparar o ambiente da sua casa para eles, como escolher um animal.

Mas para que o veterinário possa lhe ajudar, é necessário que você "esteja preparado"  para a consulta. Quanto mais informações você levar ao veterinário, melhor ele poderá te ajudar, visto que ele trabalha basicamente com informações passadas verbalmente pelo proprietário do animal, e com sinais visíveis no paciente no momento da consulta. Informações básicas, mas de grande utilidade para o veterinário, incluem: idade do animal, tipo e frequência de alimentação, data da última vacinação, frequência e quantidade diária de urina, consumo de água, presença ou ausência de vômito, diarréia, tosse, coceiras, data de início dos sinais clínicos, tratamentos já realizados (com os nomes das medicações) entre outros detalhes mais específicos de acordo com o problema, que somente quem convive diariamente com o cão ou o gato poderá informar.

Preparar algumas anotações num papel é uma ótima forma de não se esquecer de perguntar ou comentar algo com o veterinário durante a consulta.

A consulta veterinária inicial, dura em média de 30-60 minutos, e o tempo deve ser aproveitado da melhor maneira possível, para que o proprietário não vá com dúvidas para casa. Caso o veterinário lhe explique algo que tenha ficado um pouco confuso, principalmente sobre o problema que o animal apresenta e o tratamento prescrito, não hesite em fazer perguntas. Neste caso é melhor pecar pelo excesso, do que cometer algum engano que pode se tornar prejudicial ao animal. Mas uma dica, não vá a uma consulta veterinária com pressa, ou com pouco tempo disponível, pois algumas consultas podem ser demoradas (as dermatológicas por exemplo) ou  talvez seja preciso coletar amostras para exames. E como diz o antigo ditado, a pressa é inimiga da perfeição.

Um tipo de consulta que ainda é pouco procurada nas clínicas, é a consulta comportamental e a consulta em busca de informações antes de adquirir um animal de estimação. O Médico Veterinário, deve ser consultado pra orientar sobre qual raça de cão ou gato se adaptaria melhor a você e a sua rotina. Através de informações fornecidas pelo interessado em adquirir o animal, tais como espécie, porte, tipo de pelagem, temperamento, nível de atividade física, gastos mensais, espaço disponível... o veterinário poderá lhe dar algumas opções. Escolhas erradas, podem gerar muitos transtornos ao animal e ao seu dono. Como por exemplo, aquisição de um cão da raça Labrador, por alguém, que mora em apartamento e não dispõe de muito tempo para o animal, ambos terão problemas. Já as consultas comportamentais, visam tentar corrigir ou amenizar distúrbios apresentados pelo animal, que podem ser unicamente de origem comportamental, ou podem ser secundários a problemas orgânicos. Como por exemplo um animal que se torna agressivo de uma hora pra outra. A causa do problema pode ser somente comportamental como dominância, ciúmes bem como pode ser secundário a algum problema orgânico como dores ou desconforto. Orientações comportamentais, também devem ser buscadas em problemas rotineiros que incomodem quem convive com o animal, tais como: latidos em excesso, eliminação de fezes e urina em locais inapropriados, brigas com outros animais, destruição de objetos, agressividade etc.

Conhecendo o real valor de uma consulta veterinária e sabendo aproveita-la, o valor financeiro acaba sendo o menor deles.

 

“Preço é o que se paga, valor é o que se leva para casa.”

Maricy Alexandrino - Médica  Veterinária

 

Este texto é um trabalho original do Autor e é protegido pela Lei de Direitos Autorais. Qualquer uso ou reprodução deste texto depende de prévia e expressa autorização.

 

 

Avenida Carlos Gomes, nª 243

Zona 05, Maringá-Pr

Cep: 87015-200

Telefone: (44) 3225-7209

Horários de atendimento:

Segunda a sexta: das 09:00 ás 12:00 e das 14:00 as 18:00

Sábado: das 09:00 ás 12:00

* Para seu maior conforto damos prioridade ao atendimento com hora marcada, priorizando o seu tempo, e diminuindo o stress de seu animal pelo pouco tempo em sala de espera (exceto emergências)