Voltar
Cytopoint

03/05/2019

Informações importantes sobre o Cytopoint 

O que é?

É um medicamento biológico, da classe dos anticorpos monoclonais específico para auxiliar o tratamento da dermatite atópica canina (atopia).

 

Como ele age?

O Cytopoint (Lokivetmab) age reconhecendo e bloqueando a IL-31, interleucina responsável por iniciar a coceira no atópico.  Bloqueando ela, espera-se um bom controle da coceira.

 

Qual eficácia?

O produto está em uso há mais de 1 ano em outros países, e em testes em algumas universidades  dos EUA desde 2015. A literatura publicada até o momento, relata eficácia em até 76%  dos casos (observado como bom a ótimo  controle da coceira).

Se durante um mês após a administração inicial não for observada qualquer resposta, ou essa resposta for limitada, pode ser observada uma melhoria na resposta após a administração da segunda dose um mês depois da inicial. No entanto, se o animal não apresentar uma resposta melhor após a segunda dose, o tratamento deverá ser reconsiderado.

 

Quem pode usar?

O produto é indicado exclusivamente para cães atópicos para auxiliar o controle do prurido (coceira)

 

Como é usado e com que frequência?

É uma medicação injetável, feito via subcutânea com a dose de acordo com o peso do animal, sendo a frequência de uso individualizada, podendo variar de 4 a 8 semanas. Uma nova aplicação deverá ser feita assim que os sintomas de coceira reiniciem.   Como é um produto destinado a uma condição sem cura definitiva, seu uso é contínuo.

 

Tem contra indicação? E efeitos colaterais?

Por ser um produto altamente específico, e que não depende de metabolização hepática ou renal, ele não tem contra indicações de uso, nem pacientes com outras doenças de base, podendo ser usado em filhotes e idosos e em associação com qualquer outro tipo de medicação. Os efeitos colaterais relatados em estudos iniciais foram dor no local de aplicação, vômito ou diarréia. Não foi avaliado segurança em fêmeas gestantes.

 

Requer exames de acompanhamento?

O uso da medicação não requer exames de sangue ou de imagem para seu monitoramento, porém o paciente deverá ser avaliado frequentemente para fatores que possam  desencadear coceira não relacionada a IL31 como presença de pulgas ou carrapatos, alergia alimentar, dermatites de contato,  presença de infecções secundárias (bacteriana ou por malassezia) de modo que possam ser identificadas e tratadas prontamente

 

Informações adicionais

 - O uso do Cytopoint não exclui a necessidade  da manutenção da terapia tópica (com xampus, condicionadores, cremes, sprays, gotas otológicas, lenços)  ou dieta hipoalergênicas que já esteja em uso. A dermatite atópica é uma condição  complexa e o tratamento sempre será multimodal sendo a terapia tópica essencial e vitalícia para o bom controle do quadro.

- O valor de aplicação não inclui a consulta completa, e portando o cão obrigatoriamente deverá passar por consulta regular (a ser determinada pela veterinária) ou em caso de aparecimento de qualquer sintoma cutâneo ou sistêmico.

 

 

PARA BAIXAR O ARQUIVO EM WORD DESSE INFORMATIVO, CLIQUE NO LINK:  https://www.4shared.com/s/f1k_yGTGNgm

Avenida Carlos Gomes, nª 243

Zona 05, Maringá-Pr

Cep: 87015-200

Telefone: (44) 3225-7209

Horários de atendimento:

Segunda a sexta: das 09:00 ás 12:00 e das 14:00 as 18:00

Sábado: das 09:00 ás 12:00

* Para seu maior conforto damos prioridade ao atendimento com hora marcada, priorizando o seu tempo, e diminuindo o stress de seu animal pelo pouco tempo em sala de espera (exceto emergências)